Nosso Fundador - FHO|Uniararas

Nosso Fundador

Dr. Hermínio Ometto
"Muitos homens viveram além do seu tempo. Nas artes, nas ciências, na filosofia, tivemos exemplos de gênios que nem sequer chegaram a ser compreendidos pelos seus contemporâneos. Cérebros privilegiados que criaram e realizaram obras gigantescas, enfrentando contrários e contrariedades, mas tendo em mira apenas a consecução de grandes ideias e a concretização de ideais superiores. [...]. Foram homens que marcaram a história da humanidade e que ajudaram a civilização a dar mais um passo para frente. Dr. Hermínio Ometto está nesse contexto. No campo empresarial e no campo socioeducacional, ele viveu além de sua época".
Dr. Ênio Vitali, Jornal Tribuna do Povo, 15 de junho de 1986.
Biografia
1914
Em 14 de janeiro, nasce Dr. Hermínio Ometto, em Piracicaba (SP), filho de José Ometto e Romana Belloni Ometto.
1935
José Ometto compra a Fazenda São João, em Araras, para onde se muda com a família.
1936
Em 08 de novembro, Dr. Hermínio Ometto se casa com D. Duse Rüegger.
1938
Dr. Hermínio Ometto assume a administração da Fazenda São João, em uma época em que ainda havia escassez de transporte, energia elétrica e água encanada.
1945
Após a morte do pai, Dr. Hermínio assume a liderança dos negócios da família.
1946
Dr. Hermínio conclui sua formação em Ciências Econômicas e Administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
1947
Vendo a carência do município de Araras em setores de água e esgoto, energia elétrica, pavimentação, habitação e saúde, Dr. Hermínio entra para a política ararense, a princípio como Vereador, Primeiro-Secretário e Presidente da Câmara Municipal; depois, como Prefeito, cumprindo seu mandato (1952-1955) com o apoio dos partidos e da maioria da população.
1973
Dos esforços e ideais de um grupo de quatro cidadãos representativos da sociedade, e que incluía Dr. Hermínio Ometto, foi instituída a Fundação Regional de Ensino Superior de Araras - Fresa.
1986
Em 08 de junho de 1986, falece Dr. Hermínio Ometto, aos 72 anos.
Em novembro, a Fundação Regional de Ensino Superior de Araras – Fresa, passa a se chamar Fundação Hermínio Ometto – FHO.
Filosofia
"É sábio empregar riqueza em livros e bibliotecas, pois é dinâmica do futuro e certeza de poder semeado. Este ato representa sabedoria em valorizar o que, de fato, tem valor. Valorizamos o alimento, como base da vida; valorizamos, ainda, os bens materiais. Sabemos, todavia, que em valorizar as coisas do espírito reside a verdadeira e mais perfeita ciência. É na arte, no conhecimento, na literatura, que encontramos os bens maiores, bens que, por sua espiritualidade, são os verdadeiros representantes nas manifestações mais elevadas de Deus".
Excerto do discurso de Dr. Hermínio Ometto na inauguração da Biblioteca Municipal Dr. Martinico Prado, em 25 de junho de 1952. Em suas palavras, transparecem idealismo, a determinação e a visão de vida e futuro de um homem verdadeiramente à frente de seu tempo.
Fonte: Acervo da Biblioteca Municipal
"Hermínio Ometto, cavaleiro da fé e do trabalho, da coragem e da generosidade. Transformou lugares e pessoas. Deixou-nos o caminho".
Dra. Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio Ometto, presente em sua vida nos momentos familiares, empresariais e políticos e atual Presidente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto.
As Obras de Dr. Hermínio Ometto
1952
Estação de Tratamento de Esgoto
1952
Estação de Tratamento de Esgoto
Planejamento para a construção do Clube Ararense
1953
Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João
Grupo Escolar José Ometto
1954
Biblioteca Municipal Dr. Martinico Prado
Serviço de Tratamento de Água
1955
Termo Elétrica Municipal Ararense
Parque Infantil Dr. Hermínio Ometto
Parque Infantil D. Manoela Lacerda de Vergueiro
Posto de Puericultura
Escola Normal e Colégio Estadual "Dr. Cesário Coimbra"
Centro de Saúde
1958
Cine Araruna
1965
Rádio Centenário de Araras
1968
Creche e Centro Social e Educacional D. Romana Ometto
1982
Núcleo Habitacional José Ometto
Creche Nona Catharina, hoje a Escola Municipal de Educação Infantil e Creche Nona Catharina.
Casa da Cultura "Emílio Silvestre Wolff" (a restauração do prédio, assinado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, foi uma iniciativa de D. Duse Rüegger Ometto, que recebeu o apoio do Condephaat – Secretaria Estadual de Cultura e de membros da comunidade local)

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
25°C
17°C
Chuva: 60% (16 mm)

Como Chegar