Alunos de Psicologia realizam dramatizações para a disciplina de Filosofia
Segunda-Feira - 22 de abril de 2019

Nos dias 03 e 04 de abril, alunos do primeiro semestre do curso de Psicologia realizaram dramatizações para a disciplina de "Filosofia". De acordo com a professora Dra. Kátia Vanessa Tarantini Silvestri, a dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem é de imensa valia porque promove socialização entre os discentes, fomenta pesquisa, trabalho em equipe, desenvolvimento cultural, crescimento da linguagem e da expressão corporal. "Além disso, é uma forma de estudar o conteúdo de forma lúdica, tornando o processo mais significativo para os alunos".

Estudos da Neurociência aplicada a educação apontam que a atividade cerebral está mais ativa quando está executando, elaborando e ensinando. Como o conteúdo do primeiro bimestre da disciplina envolve linguagem simbólica e conceitual, a teoria sobre os mitos e a busca de compreensão do ato e atitude de filosofar, a dramatização é uma estratégia que se associa perfeitamente a ele, possibilitando diversidade na escolha das encenações. Inspirados em Wittgenstein, filósofo austríaco, cujo pensamento sobre a linguagem pode ser expresso pela afirmação: "os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo", os alunos transformaram teoria em ato, experimentando ultrapassar limites linguísticos e superando os próprios limites.