Professores da Engenharia Elétrica e de Computação ministram minicurso na Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD-SP) na Unicamp
Terça-Feira - 07 de maio de 2019

Os professores Daniel Ferreira e Maurício Acconcia Dias ministraram este mês um minicurso sobre Co-projeto de Hardware/Software para Deep Learning na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, que sediou a Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) deste ano. Esta foi a primeira atuação externa do grupo de pesquisa FHO-SIVA (Sistemas Inteligentes e Veículos Autônomos), criado no final de 2018.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC e pela Comissão Regional de Alto Desempenho de São Paulo e de grande importância para a área de programação de alto desempenho por apresentar temas relevantes e atuais, com foco em alunos de graduação.

Deep Learning (aprendizado profundo, em tradução livre), tema do minicurso, é um ramo de Machine Learning (aprendizado de máquina) que é frequentemente utilizado para solução de problemas de reconhecimento de padrões e previsão. A implementação de estruturas de Deep Learning em hardwares específicos (como os FPGAs) vem sendo foco de pesquisas em diversas universidades pelo mundo por apresentarem um consumo alto de processamento e memória.