Alunos do Projeto Ecomudas e do Grupo de Estudos em Toxicologia In Vitro visitam a UNESP Rio Claro
Quarta-Feira - 17 de julho de 2019

Alunos que integram o Projeto de Extensão em Produção de Mudas Nativas, Permacultura e Educação Ambiental Crítica: "Ecomudas", orientado pelo Prof. Me. Diogenes Rafael de Camargo; e o GETIV - Grupo de Estudos em Toxicologia In Vitro, orientado pelo Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, visitaram a UNESP Rio Claro, no último mês. A experiência promoveu a integração entre os dois grupos do curso de Biologia e o aprofundamento de cada um deles em projetos específicos da Instituição de Ensino.

A equipe do Ecomudas iniciou as atividades conhecendo o Jardim Sensorial do CEAPLA - Centro de Análise e Planejamento Ambiental, onde aprenderam sobre as funcionalidades e a inclusão do local, que é adaptado para cadeirantes e cegos, com plantas que estimulam os cinco sentidos. De lá, todos seguiram para o SAF - Sistema Agroflorestal Girassol, idealizado e mantido pelos cursos da área ambiental, uma experiência muito interessante para os estudantes, que finalizaram recentemente o módulo de Permacultura e Agroecologia.

Enquanto isso, os integrantes do GETIV conheceram um laboratório de práticas de toxicologia realizadas com cultura de células de mamíferos, peixes e anfíbios, com enfoque em genotoxicidade, mutagenicidade e alterações de expressão gênica. Também conheceram o uso de um tipo de levedura recombinante que serve para avaliação de estrogenicidade e androgenicidade - a alteração provocada em organismos por hormônios ou substâncias que mimetizam hormônios, tanto masculino quanto feminino.