Professor Me. Alessandro Tosim recebe homenagem da FHO
Professor Me. Alessandro Tosim recebe homenagem da FHO
Segunda-Feira - 25 de novembro de 2019

Na manhã do dia 22 de novembro, o professor do curso de Educação Física, Me. Alessandro Tosim, recebeu uma homenagem da Fundação Hermínio Ometto pelos anos de dedicação à Instituição e ao esporte nacional - como técnico da seleção brasileira masculina de Goalball.

O professor foi recebido pelo Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes; o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto; o Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr; o Diretor Administrativo-financeiro da FHO, Sr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches e pelos colegas, Profª Ma. Maria Elisete Brigatti, Coordenadora de Educação Física, e os professores do curso, Me. Washington Luiz Spolidori e Dr. João Carlos de Oliveira. "Esse é o nosso reconhecimento pelo exemplo que você exerce aqui dentro como professor, como técnico, como ser humano e como amigo. Por compartilhar com nossos alunos todo o seu conhecimento e experiência, sempre demonstrando muito carinho, alegria e disposição. Você é um orgulho para a FHO e agradecemos também tudo o que você tem feito pelo esporte brasileiro, levando o nome do país para todas as fronteiras", disse o Reitor, Prof. Dr. Mendes. 

Há 17 anos, Alessandro atua como professor da FHO envolvendo os alunos, dentro e fora da sala de aula, com os ensinamentos sobre a atuação do profissional de Educação Física no esporte adaptado. Merecerem destaque entre estas ações, o "Festival de Atletismo Adaptado", que tem como objetivo promover a integração de pessoas com deficiência por meio do atletismo; e o projeto de extensão "Educação Física Adaptada", que promove a prática de exercícios físicos para pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva e múltiplas, através da natação ¿ "um trabalho que envolve e contagia os alunos e impacta toda a comunidade, transformando muitas vidas", conforme comentou a Profª Ma. Elisete.

É memorável, também, o papel de Alessandro no esporte brasileiro. No Goalball masculino, o professor atua como técnico da seleção brasileira desde 2009, onde compartilha "com os melhores atletas de goalball do mundo, verdadeiros fenômenos" conquistas como o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara (2011); prata nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012); ouro no Campeonato Mundial da Finlândia (2014); ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (2015); bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016); ouro no Campeonato Mundial da Suécia (2018) e ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), além do título de Melhor Técnico na categoria "Esporte Coletivo" pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2012, 2014 e 2018.

A dedicação do professor à educação e ao esporte também foi comentada pelo Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite. "Tudo de bom acontece quando a intenção é boa. E você é uma pessoa que consegue transformar o impossível no possível. Com as mãos da providência, com as mãos dos seus alunos, com a sua perseverança, vontade, luta e alegria, você transforma vidas e o entorno daquilo que você cria. Quando você descreve o Rio de Janeiro para os meninos no topo do Cristo Redentor, com as suas cores e maravilhas, eles estão enxergando com os olhos da alma e com os seus olhos; quando você faz o deficiente visual andar de bicicleta na praia e sentir aquele ar maravilhoso no rosto, você está mudando vidas. Então somos muito gratos a você", disse ele.

Emocionado, o professor Alessandro agradeceu à Instituição pela homenagem. "O que eu tento mostrar é que tudo é capaz. Como professor, quero passar para os alunos que independentemente da deficiência e da condição física da pessoa, nós, enquanto profissionais, temos que mudar a vida dela. Seja no esporte ou até mesmo no âmbito pessoal, nós temos essa capacidade. Temos sempre que ir além. Agradeço muito à Instituição pela homenagem e por fazer parte do curso de Educação Física da FHO".

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar