Alunos de Engenharia de Produção conquistam 2º lugar no Desafio Nacional Lean Simulation 2019
Quarta-Feira - 11 de dezembro de 2019

Alunos do curso de Engenharia de Produção da FHO foram destaque no Desafio Nacional Lean Simulation 2019, promovido pela FlexSim Brasil! A Instituição esteve representada por duas equipes, integradas pelos alunos do 8º período, Rafael Antonio Killer e Leonardo Timote (que conquistaram o 2º lugar na competição), e pelas alunas do 10º período, Bianca Cristina da Silva e Janaina Cristina Raimundo (que conquistaram o 8º lugar). Ao todo, 15 equipes participaram desta edição do desafio, que teve o resultado anunciado durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), realizado em Santos (SP).

Criado em 2016, o Desafio tem como objetivo disseminar o uso da simulação entre estudantes de ensino superior, com o intuito de demonstrar a sua importância dentro das organizações e de estimular a solução de problemas reais.

O cenário escolhido pela equipe vice-campeã integrou conceitos de várias áreas do curso de Engenharia de Produção, considerando um contexto de entretenimento ao abordar arenas esportivas. "De início, o processo pode ser visto como uma troca rápida, que é dependente das decisões de transporte e de armazenamento das peças. Além disso, os resultados são diretamente impactados pela definição do layout e pelo sequenciamento das etapas, tendo sido considerados ainda aspectos ergonômicos relacionados a atividade dos operadores", explicou o professor Me. Lucas Antonio Risso, orientador das equipes e coordenador do projeto FHO Simulation.

De acordo com Michael Machado, Diretor da FlexSim Brasil, o projeto apresentado pelos alunos da FHO foi estruturado e modelado com destreza, demonstrando uma situação real que acontece em diversas arenas ao redor do mundo. "É um problema que dificilmente seria solucionado com uma planilha de Excel, e somente com a simulação é possível encontrar uma solução ideal para o planejamento completo do processo. A FlexSim Brasil parabeniza a FHO pelas excelentes colocações em seu primeiro ano de participação no Desafio Nacional Lean Simulation. Os resultados demonstram um trabalho que vem sendo realizado com seriedade, profissionalismo e comprometimento nos cursos de engenharia da instituição, onde os grandes beneficiados serão os profissionais que o mercado de trabalho absorverá no futuro", comentou.

O resultado foi recebido com muito orgulho na Instituição. Para o Coordenador Geral do Núcleo de Engenharia, Prof. Me. Wiliam Douglas Paes Coelho, essa foi uma importante conquista. "O mercado cada vez mais competitivo exige engenheiros bem formados e preparados para enfrentar desafios. Dessa forma, a participação no desafio desperta no aluno o interesse em "aprender" e em "resolver problemas", oferecendo a oportunidade de terem uma formação alinhada com as demandas do mundo do trabalho."

Segundo os alunos, a participação na competição ofereceu uma experiência diferenciada na formação acadêmica. "A construção do modelo de simulação foi ganhando considerável complexidade durante o desenvolvimento, dado o número de diferentes entidades e recursos devidamente representados e sincronizados. Além disso, também tivemos a honra de divulgar o curso da FHO em âmbito nacional", comentou o aluno Leonardo Timote. Para Rafael Antonio Killer, além do aprendizado, as horas de dedicação para o desenvolvimento do projeto também trouxeram um sentimento muito gratificante ao ver o resultado completo, tendo sido incorporados detalhes avançados de visual e de lógica.

Como premiação do Desafio, os alunos receberam 01 tablet e um treinamento presencial; o professor orientador dos grupos recebeu um treinamento presencial; e a FHO recebeu duas licenças da versão completa do FlexSim Educational.

Parabéns aos grupos pelo excelente trabalho!

Divulgação do resultado no mural de notícias da FlexSim Software Products, Inc: - clique aqui.